Corrida Nocturna do Planeta sensibiliza para as alterações climáticas

dav

As inscrições para o evento já podem ser efetuadas online. Mais de 100 pessoas já aderiram à iniciativa.

dav

Foi apresentada esta manhã, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, a 6ª edição da Corrida Nocturna do Planeta. Um evento organizado pela AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em parceria com a Direção Regional de Juventude e Desporto e a Câmara Municipal do Funchal.

Um euro de cada inscrição, que pode ser feita através da ligação https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWNENJJtf9swPCjjO6Z403WcLrcD3CYwJoJuVkPcZm7jMQNg/viewform, reverte para uma associação de cariz ambiental.

A Corrida Nocturna do Planeta, que se realizará a 30 de março de 2019, tem como particularidade o facto de decorrer com as luzes do percurso apagadas, numa ação que pretende consciencializar a população para as alterações climáticas. O apagão está previsto entre as 20h30 e as 21h30 e a prova tem uma extensão de 2.900 km, o que a torna acessível a todos, não apenas numa vertente de competição.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM: “Estamos com a 6ª edição de um evento que, de ano para ano, tem sido mais participado. Cada vez mais participantes não apenas numa vertente competitiva, mas numa sensibilização para o meio ambiente, que é importante para todos nós e para o futuro do Planeta. É importante para nós transmitir esta noção de que o atletismo não é só competição, não é só títulos nacionais ou melhorar o recorde pessoal, o atletismo é também sensibilizar as pessoas para causas importantes”.

Márcia Rocha, Escola de Yoga Academia Nova Era: “Este é um evento que ano após ano tem vindo a ganhar notoriedade e participação, seja na corrida, seja na aula de ioga à luz de velas. A ideia é fazer consciencialização para as alterações climáticas. O Planeta é a nossa casa. Este ano a organização mundial ‘Earth Hour’alerta que tudo o que precisamos para sobreviver vem do Planeta e por isso a importância de termos a noção de que as nossas escolhas diárias, aquilo que consumimos, aquilo que compramos no supermercado, aquilo que gastamos em energia, tudo isso tem impacto”.

David Gomes, diretor regional de Juventude e Desporto: “Com estas duas atividades estamos a promover a importância da sustentabilidade ambiental através da prática desportiva. Estas questões são determinantes e positivas e nós não poderíamos deixar de marcar presença. Faço um apelo à população para que também desligue as luzes nesta hora simbólica de promoção ambiental”.

João Vieira, vereador na Câmara Municipal do Funchal: “Esta corrida no centro do Funchal dá outro brilho ao nosso município. (…) De nada servirão as divergências circunstânciais e momentâneas entre instituções públicas e pessoas individualmente se depois não formos capazes de superá-las para salvar o nosso planeta”. Acrescentar que a aula de ioga terá lugar no Mercado dos Lavradores, um dos espaços mais visitados da cidade do Funchal.