III Corrida de Ferro do Monte – Inscrições até 23 de agosto

Decorreu esta tarde, no Hotel Quinta do Monte, a apresentação oficial da III Corrida de Ferro do Monte, prova pontuável para o circuito ‘Madeira a Correr’. Trata-se de um evento da Associação de Atletismo da Madeira e da Junta de Freguesia do Monte, agendado para 25 de agosto, que conta com parcerias públicas e privadas.

Policarpo Gouveia, presidente da Associação de Atletismo, destacou um evento que visa relembrar a história do caminho do comboio associando-a à vertente desportiva. “Neste momento temos mais de 50 atletas inscritos, o que é um bom prenúncio, mas o objetivo é ultrapassar as 200 inscrições”.

Para além deste grande desafio para a componente física, todos os atletas inscritos terão direito a vários prémios (vouchers do Alberto Oculista, descida gratuita nos Teleféricos do Funchal, entradas na Quinta Berardo, etc). O Hotel Quinta do Monte, local onde decorrerá a entrega de prémios e um almoço convívio, e o Colégio Infante são outros dos grandes parceiros.

No que concerne à corrida, há três percursos à escolha dos participantes e com diferentes graus de dificuldade:

1º Percurso – prova destinada aos escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, com uma extensão aproximada de 1.000 metros.

Partida no antigo Caminho do Comboio (Rua do Pombal), segue em frente com meta instalada junto à Levada de Santa Luzia.

2º Percurso – prova destinada ao escalão de Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, com uma extensão aproximada de 2.500 metros.

Partida no antigo Caminho do Comboio (Rua do Pombal), segue em frente com meta instalada junto ao (Atalhinho) Monte.

3º Percurso – prova destinada ao escalão de Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, com uma extensão aproximada de 3.911 metros.

Partida no antigo Caminho do Comboio (Rua do Pombal), segue em frente com meta instalada no Hotel do Terreiro da Luta.

Idalina Silva, presidente da Junta de Freguesia do Monte, congratulou-se com um evento que coloca a freguesia no mapa desportivo regional, ao mesmo tempo que promove o Monte como um todo. Na ocasião agradeceu ainda a todos aqueles que tornam possível a Corrida.

O evento está também integrado nas comemorações dos 600 Anos da História da Madeira e do Porto Santo. A secretária regional Paula Cabaço considerou que um dos desígnios do Governo Regional está cumprido de imediato, uma vez que a Corrida de Ferro do Monte permite chegar a vários públicos, não apenas aos atletas, mas todos aqueles que gostam de assistir às provas. “Uma oportunidade de reavivarmos as nossas memórias colectivas, mas também de afirmarmos a Madeira enquanto destino turístico”.

Referir que as inscrições “online” poderão ser efetuadas até ao dia 19 de Agosto de 2019, com o valor de 5,00 € para atletas filiados e 10,00 € atletas não federados. Já as inscrições na sede da AARAM podem ser feitas até ao dia 23 de Agosto de 2019. O pagamento poderá ser efetuado na AARAM ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 0018 0008 0003 5609 0208 0, sob SANTANDER TOTTA.

Todas as restantes informações podem ser consultadas aqui: https://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2019/02/E40_Corrida_Caminho_Ferro_Monte-3.pdf