Jardim da Serra no pódio da pista coberta

No último fim-de-semana (8 e 9 de fevereiro) disputaram-se as finais nacionais da 1ª, 2ª e 3ª divisão em pista coberta. As finais da 1ª e 2ª divisão em Pombal e da 3ª divisão em Braga.

Os grandes vencedores da 1ª divisão foram o Sporting (em femininos) e o Benfica (em masculinos), que discutiram ambos os títulos até à última prova. Mas o terceiro degrau do pódio ficou para a equipa madeirense do Jardim da Serra em ambos os sexos, logo a seguir aos dois colossos da modalidade.

Na mesma competição, o Estreito conseguiu um brilhante 4º lugar com a sua equipa feminina, enquanto a equipa masculina da ADRAP foi menos feliz, quedando-se pelo 8º lugar, que dá lugar à despromoção.

Disputando a final da 2ª divisão, a equipa masculina do GD do Estreito classificou-se em 2º lugar, ascendendo à 1ª divisão na próxima época. A equipa feminina da ADRAP, assegurou a manutenção na 2ª divisão, classificando-se em 5º lugar.

 

Na semana passada (1 e 2 de fevereiro) disputaram-se os Campeonatos Nacionais de Sub-18 (juvenis) que contaram com a participação de uma quinzena de atletas madeirenses do Marítimo, Estreito, Jardim da Serra e ADRAP.

O saldo foi bastante positivo, com a conquista de 5 medalhas e vários resultados interessantes. Destaque para os títulos conquistados pelos atletas do Marítimo: Miguel Nóbrega, no lançamento do peso; Mateus Jesus, nos 300 metros; e Fábio Aguiar, no salto com vara. Estes três atletas conquistaram também o direito a participar num encontro internacional entre Portugal, França e Itália que irá decorrer em França a 1 de março.

As outras medalhas foram conquistadas por Matilde Freitas (ADRAP) e Eduarda Silva (AJS), respetivamente 2ª e 3ª no salto com vara (disciplina em que os atletas da Madeira conquistaram 50% das medalhas em disputa). Uma nota de destaque também para Margarida França (GDE) com um bom recorde pessoal (e 5º lugar) nos 3000m.

O Marítimo conquistou a 5ª posição coletiva na classificação masculina.

Os resultados completos desta competição podem ser consultados AQUI.

 

Por cá continuaram a decorrer as várias provas do calendário regional, nomeadamente: os Campeonatos Regionais de Veteranos de inverno (25 e 26/janeiro), que decorreu em simultâneo com o Master Athletics International Meeting; os Campeonatos Regionais de Lançamentos (1 e 2/fevereiro); os Campeonatos Regionais de inverno para sub-14 e sub-16, que se disputam em várias jornadas e terminam no próximo fim-de-semana; e os Campeonatos Regionais de Trail Ultra, que se disputaram no Trail de Porto Moniz.

Destaque para a vitória coletiva da ADRAP nos regionais de veteranos, para os campeões regionais do Trail Ultra – Regina Baptista (CMOF) e Bruno Coelho (ADRAP) – e para a sub-16 Clara Teixeira (AJS) que bateu (já por duas vezes) o recorde regional da sua categoria no lançamento do martelo.

Regina Baptista

Bruno Coelho

 

Clara Teixeira