Solange volta a brilhar

Ao longo do passado fim de semana (15 e 16 de fevereiro), realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Sub-20, em pista curta, que tiveram lugar em Pombal, e que contaram com a participação de vários atletas madeirenses.

O principal destaque vai para Solange Nunes, atleta do GD Estreito que, no domingo, se sagrou campeã nacional nos 3.000 metros com a marca de 9’55’’62. Já na véspera havia conquistado o bronze na prova de 1.500 metros com 4’39’’09, dando assim continuidade à sua afirmação no panorama do atletismo nacional. Ambas as marcas constituem recorde regional de sub-20 em pista coberta.

Quem também estabeleceu novos recordes regionais foi o juvenil Mateus Jesus (CSM) nos 200m, com 22″61 (recorde de sub-18 e de sub-20 em pista coberta) e também nos 400m, com 50″40 (recorde de sub-18) e que no desempate do fotofinish, perdeu a medalha de bronze por apenas um milésimo de segundo.

Além de Solange, outros nomes madeirenses aparecem no quadro de medalhas da competição: Cristina Neves (CSM), conquistou a medalha de prata nos 400 metros (57″51 – recorde pessoal em pista coberta); Fábio Aguiar (CSM) que, depois de se sagrar campeão nacional de sub-18 há duas semanas, melhorou o seu recorde pessoal no salto com vara em mais 20 cm (4,25 m) e conquistou agora o bronze no escalão superior; e, ainda no salto com vara, também Ana Beatriz Pereira (ADRAP) conquistou o bronze.

Finalmente, Nélio Serrão (AJS) melhorou o seu recorde pessoal no lançamento do peso para 13,80m, mas foi insuficiente para chegar ao bronze, que ficou a apenas 10cm de distância.

Coletivamente, a melhor classificação foi obtida pelos rapazes do CS Marítimo, com o 8º lugar em 59 equipas classificadas.

 

Os resultados completos podem ser consultados AQUI.

 

Por cá, o Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, recebeu no sábado a 8ª e última jornada dos Campeonatos Regionais de Inverno de sub-14 e sub-16.

Destaque para os duplos vencedores: David Pinto (CSM) que venceu os 60 metros e os 300 metros (com o bom tempo de 38″02); Núria Neves (AJS) que venceu os 300 metros e o Triplo Salto; Sofia Henriques (AJS) que venceu o salto em altura e o salto com vara em distância; e Tomás Gonçalves (AAM-M) que venceu os 1.000 metros e o Salto em Altura. Também para o bom resultado de Matilde Marujo (GDE) nos 60m (8″08 na eliminatória).

Eis o quadro de vencedores:

No final das 8 jornadas destes campeonatos, sagraram-se campeões coletivos de inverno nestes escalões (sub-14 e sub-16) a ACD do Jardim da Serra, em femininos e o CS Marítimo, em masculinos.

 

No domingo decorreu no Porto da Cruz a 2ª edição do Circuito da Rota do Rum, prova que conta para o circuito Madeira a Correr. Esta prova teve a participação de 234 atletas, entre as corridas para os sub-10 até aos veteranos, na prova principal.

A prova feminina teve como vencedora Bárbara Correia (GDE), seguida por Nilza Ornelas (CAFH) e por Soraia Rodrigues (CDI-M). Nos masculinos, o pódio foi para três atletas do CAFH, com Élvio Silva em primeiro lugar, à frente de Lino Teles e António Jardim.

A nível coletivo, o CDI-M levou a melhor nos femininos, seguido pelo ADAM-M e pelo CAFH, e nos masculinos ficou o CAFH em primeiro, com ADRAP e ADCAM a completar o pódio.

Aqui está o quadro de vencedores por escalão:

As classificações atualizadas do Madeira a Correr podem ser consultadas AQUI.