Paulo Macedo e Bárbara Correia Campeões no Porto Santo

Decorreu na manhã deste Sábado a 16ª edição da Meia-Maratona do Porto Santo, evento que este ano consagrou os Campeões Regionais de Meia-Maratona. Paralelamente decorreu a 16ª Mini-Maratona do Porto Santo, com aproximadamente 10 quilómetros. A organização esteve a cargo da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.

Marcaram presença quase 2 centenas de atletas nas duas distâncias competitivas e na prova aberta para os jovens do grupo Energy4Life. As partidas foram dadas na marginal, junto à entrada para o cais do Porto Santo, sendo a chegada no mesmo local.

21.097,50 metros foi a distância oficial e certificada da prova, onde no sector feminino o Clube de Atletismo do Funchal dominou por completo o pódio, com Bárbara Correia a se sagrar Campeã Regional de Meia-Maratona com o tempo de 1 hora, 31 minutos e 49 segundos. Vice-Campeonato para a sua colega Sandra Gonçalves, com 1 hora, 35 minutos e 57 segundos. Fechou o pódio dominado pelo CAFH a Sara Rodrigues, com 1 hora, 37 minutos e 57 segundos.
Por equipas nos femininos a única formação com 3 elementos foi o Clube de Atletismo do Funchal, vencendo a competição colectiva.

Nos homens, dobradinha da ADRAP, com Paulo Macedo a sagrar-se Campeão Regional de Meia-Maratona com o tempo final de 1 hora, 14 minutos e 53 segundos, apenas menos 2 segundos que o Vice-Campeão e seu colega da ADRAP, Ricardo Gouveia. No lugar mais baixo do pódio ficou Élvio Silva, o atleta do Clube de Atletismo do Funchal efectuou o percurso em 1 hora, 15 minutos e 59 segundos.

Na classificação colectiva masculina, vitória para a ADRAP com 7 pontos, segundo lugar para a equipa do Clube de Atletismo do Funchal com 14 pontos, fechando o pódio colectivo a VIP-RC com 30 pontos.

Na Mini-Maratona, com a distância aproximada de 10 quilómetros, a senhora mais rápida foi Adília Fernandes, da ACD Jardim da Serra, que completou o seu percurso em 41 minutos exactos. No lugar intermédio do pódio ficou a atleta do Grupo Desportivo do Estreito, Edna Rodrigues, com 43 minutos. Fechou o pódio Filipa Calaça, do Grupo Desportivo das Corticeiras, com 44 minutos e 41 segundos.

Nos homens, Élton Martins foi o mais rápido, o atleta do Clube de Atletismo do Funchal finalizou os 10km em 36 minutos e 42 segundos, apenas 2 segundo de vantagem sobre o segundo posicionado, António Gonçalves, do CCDT Horários do Funchal. Na terceira posição Jorge Calaça, do Grupo Desportivo das Corticeiras, com 38 minutos e 25 segundos.

Assim terminou a 16ª edição da Meia Maratona do Porto Santo, que entre atletas, organização e acompanhantes levou mais de 4 centenas de visitantes ao Porto Santo.

Foto: Luís Pepe Branco

Resultados finais: https://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2018/01/1890030_Meia-Maratona.pdf