Centenas de atletas inscritos para a 3ª edição da Ultra Madeira

Decorreu esta manhã, em Machico, a apresentação da terceira edição da Ultra Madeira. Um evento desportivo que conta com cerca de 500 atletas inscritos. 20% dos quais são atletas estrangeiros que já se deixaram cativar pelas provas desportivas organizadas pela Associação de Atletismo da Madeira.

Policarpo Gouveia, presidente da Associação de Atletismo da Madeira, explicou que a Ultra Madeira é uma prova que atravessa a Madeira, desde a Ponta do Pargo até Machico. “O nosso objetivo tem sido proporcionar a vivência de atravessar a ilha da Madeira, por trilhos que eram utilizados pelos nossos antepassados”.

Para a prova principal, com um percurso de 82,9 km, estão inscritos 159 atletas. Para os 30 km estão inscritos 175 atletas. Para os 17 km contam-se 153 atletas e para o mini trail, que é também Campeonato Regional de Trail (Juvenis), 10 atletas. “E aqui estamos a ver que é necessário chamar a juventude para a modalidade”. E é uma área à qual nos comprometemos a trabalhar e dinamizar mais.

O responsável pela AARAM adiantou ainda que nesta 3ª edição a prova termina em Machico, ao contrário do ano passado que terminou no Caniçal. Uma “experiência”, também decorrente da opinião de muitos atletas participantes, mas que não é uma decisão definitiva para próximas edições.

David Gomes, diretor regional da Juventude e Desporto, sublinhou que tem sido política do Governo Regional esta aposta nos eventos desportivos, sempre em parcerias com as autarquias e outras entidades desportivas. “O que nós pretendemos é que, seja no concelho de Machico, seja no concelho de Santa Cruz, seja no concelho do Porto Moniz, se promova mais e melhor desporto. O Governo Regional trabalha com todos e para todos”.

Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, disse que todos estes eventos devem ser entendidos como um investimento. “As provas desportivas são um fenómeno sócio-económico muito importante nas localidades onde se realizam”, ao nível da promoção da saúde, da promoção das paisagens do concelho, etc.

A “ULTRA MADEIRA” é um evento de trail running, que decorre integralmente na ilha da Madeira e que integra 4 provas:

  • ULTRA MADEIRA – 82,9 km e 3600 metros de desnível positivo (formato linear)
  • TRAIL 30K – 29,3 km e 1140 metros de desnível positivo (formato linear)
  • TRAIL 17K – 16,9 km e 120 metros de desnível positivo (formato linear)
  • Mini Trail – 5 km e 50 metros de desnível positivo (formato linear)