Masters Athletics junta mais de 100 atletas e promove turismo desportivo

A segunda edição do evento tem lugar nos dias 25 e 26 de Janeiro no Centro Desportivo da Ribeira Brava. Turismo desportivo ganha dimensão.

A Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira organiza, no próximo fim de semana, mais um evento desportivo de alcance internacional. O Masters Athletics Internacional Meeting junta mais de uma centena de atletas veteranos no Centro Desportivo da Ribeira Brava. 75% dos participantes chegam do território continental e de países estrangeiros, nomeadamente: Inglaterra, Finlândia, Austria, Polónia, França e Alemanha.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, mostrou-se satisfeito com a adesão de atletas de fora e deu conta de um aumento de atletas madeirenses. Aliás, os dados mostram que os atletas veteranos representam mais de 50% do número de atletas inscritos na associação. “Queremos que os veteranos participem mais nos eventos de pista e nas várias valências que o atletismo tem”.

David Gomes, diretor regional do Desporto, garantiu o apoio a este tipo de eventos, não apenas pela componente desportiva, mas por toda a componente social e turística. O PRAD – Plano Regional de Apoio ao Desporto prevê uma verba para iniciativas desportivas de relevo para o desenvolvimento de várias modalidades na Região Autónoma da Madeira.

O diretor técnico do Masters Athletics, Alexandre Monteiro, destacou a participação de mais atletas estrangeiros nesta segunda edição, que acabam por ser reflexo da qualidade do evento. Alguns atletas são campeões mundiais e outros recordistas nacionais, sendo que contam-se, pelo menos, dois atletas com mais de 85 anos. Em termos de provas aquela com mais representatividade é a prova dos 1.500 metros.

Este evento, para além de promover e desenvolver o atletismo com atletas veteranos, serve de preparação para os principais eventos master internacionais: EMACI (indoor) – Braga, 15 – 21 Março; EMMTRC (mountain/trail) – Madeira, 27 – 29 Março; EMACNS (non stadia) – Madeira, 2 – 4 Abril; e WMACS (stadia) – Toronto, 20 Julho a 1 de Agosto.

Acrescentar ainda que haverá um convívio com todos os participantes ao final do dia de sábado, assim como uma caminhada para mostrar a beleza dos nossos trilhos aos forasteiros.

Todas as informações sobre o regulamento e programa podem ser consultadas através do: https://atletismodamadeira.pt/event/master-athletics-international-meeting-2/