Pista: final da época com 6 equipas da Madeira na 1ª divisão

A época de pista nacional fechou no último fim de semana de 30 e 31 de julho com a disputa dos campeonatos nacionais das 1ª, 2ª e 3ª divisões.

Das 16 equipas (8 femininas e 8 masculinas) que disputaram a final da 1ª divisão em Leiria, o maior contingente pertenceu à Madeira, com a participação de seis equipas: três no sector feminino (GD Estreito, ACD Jardim da Serra e CS Marítimo) e três no sector masculino (GD Estreito, ACD Jardim da Serra e ADR Água de Pena).

O Grupo Desportivo do Estreito obteve as melhores classificações coletivas, alcançando um brilhante 4º lugar tanto em femininos como em masculinos, igualando as suas melhores classificações de sempre nestes campeonatos (pela 4ª vez com a equipa feminina e pela 6ª vez com a equipa masculina).

As equipas do Jardim Serra estiveram um pouco abaixo da espectativa inicial (fruto de algumas baixas e de desclassificações). Apesar disso, a equipa feminina terminou em 5º lugar (foram terceiras em 2021) e a equipa masculina em 6º lugar (foram quintos em 2019 e em 2020).

A equipa feminina do Marítimo terminou em 7º lugar, num regresso à 1ª divisão que se saúda, após três anos de participação na divisão secundária (a sua melhor classificação de sempre foi o 3º lugar do pódio da divisão principal, no já longínquo ano de 1987).

Finalmente, a equipa masculina da ADRAP, que também se apresentou algo desfalcada, terminou no 8º lugar, regressando à primeira divisão (que disputou pela 4ª vez) após um rocambolesco processo de desclassificações e reclassificações, que acabaram por fazer justiça à equipa de Água de Pena.

A equipa feminina da ADRAP disputou a 2ª divisão (também em Leiria) conquistando o 3º lugar no pódio da divisão secundária.

Nestes campeonatos os atletas do Sporting e do Benfica açambarcaram a quase totalidade das vitórias, o que foi particularmente evidente no sector masculino, com 12 vitórias individuais para os encarnados (critério de desempate que lhes deu a vitória coletiva após empate pontual) contra 7 vitórias do Sporting.

Disputa acérrima nos 800m (envolvendo o madeirense Nuno Pereira – SCP) e que acabaria com a desclassificação de ambos os atletas.

Só duas vitórias individuais escaparam a estes dois clubes: uma para o SC Braga (por desclassificação dos dois primeiros – foto acima) e outra que foi obtida precisamente pelo madeirense Pedro Buaró (GDE) que venceu o salto com vara com a marca de 5,35m – resultado que constitui um novo recorde absoluto da Madeira.

Pedro Buaró (foto: Sónia Silva)

Outro madeirense vitorioso foi Décio Andrade (este em representação do SLB) que venceu o lançamento do martelo com o excelente resultado de 71,29m.

Décio Andrade

No lado feminino, sem a participação do Benfica, as leoas venceram 14 das 21 provas em disputa. Nas restantes sete provas, cinco vitórias foram obtidas por atletas do Estreito e do Jardim da Serra: Mariana Pestana (GDE) venceu o lançamento do martelo ultrapassando a barreira dos 6o metros (60,04m); Joana Soares (AJS) venceu os 3.000m obstáculos com 9’55″92 (a escassos centésimos do seu recorde regional) e também os 3.000m planos com 9’39″18; e Patrícia Silva (GDE) venceu os 800m (2’09″83) e os 1.500m (4’34″77).

Joana Soares

Eis o resumo da participação dos atletas das várias equipas da Madeira nestes campeonatos:

Cristina Ferreira

 

Fotos: Luis Barreto / FPA

Os resultados completos da 1ª divisão podem ser consultados AQUI.

Os resultados completos da 2ª divisão podem ser consultados AQUI.

Os resultados completos da 3ª divisão podem ser consultados AQUI.